Defina metas inteligentes para progredir em seus estudos.

Onde você gostaria de estar em um ano? E em cinco anos? Que experiências o ajudarão a conseguir isso? Quais ferramentas e habilidades você gostaria de ter em sua carreira? Definir uma meta de estudo, decidir a área em que você quer seguir carreira e identificar as etapas necessárias para alcançar essa meta são os primeiros passos.

Quais são os exemplos de objetivos comuns ao estudo?
Passar no vestibular ou concurso público, ampliar o conhecimento e o treinamento profissional, aumentar a capacidade intelectual, posicionar-se melhor no mercado, ser um profissional de excelência etc. Esses são objetivos comuns para pessoas que transformaram o estudo em um hábito. Algumas maneiras de ampliar conhecimentos e habilidades são: ir a faculdade, ir a workshops oferecidos por empresas ou obter uma certificação.

Ser mal remunerado geralmente torna as pessoas menos interessadas em seu trabalho, mas geralmente, as pessoas que buscam qualificação acambam conseguindo um aumento em seus salários e atualmente a maioria das empresas incentivam a educação continuada.

Aumentar as conexões interpessoais e melhorar um relacionamento difícil são ótimas iniciativas. Essas atitudes podem tornar a vida diária, tanto nos estudos, quanto no trabalho, mais positiva e gratificante.
Tenha novas experiências. Seja voluntário em sua comunidade ou no trabalho, ingressando em grupos de estudo para conhecer novas pessoas em sua área de interesse ou apresentando-se a pessoas com quem você nunca conversa, novas experiências produzem novas perspectivas em sua carreira.

Seja um lider. Primeiro de si mesmo, organizando-se, estabelecendo meta e objetivos para sua carreira.


Para ajudá-lo a definir objetivos eficazes, ponha em prática cada uma das etapas abaixo.

Específico - Tenha um foco específico e claro para sua meta ou etapas. Por exemplo, "estudar matemática segunda, quarta e sexta" é muito mais específico do que "estudar matemática na próxima semana".

Mensurável - Para verificar se seu objetivo é mensurável, faça perguntas como: quanto? Quantos? Essas perguntas geralmente se concentram em algo que pode ser contado, por exemplo, tempo, pessoas ou coisas específicas.

Atingível - As metas são atingíveis, ou possíveis, quando as etapas são planejadas claramente e estão dentro de um cronograma. Como você planeja completar seu objetivo? Quais ações seguem outras ações? O objetivo é realista desde o seu ponto de partida? Deve ser um desafio, mas também realizável.

Relevante - Uma meta relevante é aquela que realmente tenha importância para você. Vale a pena o esforço? Este é o momento certo? Seu objetivo concorre com outros esforços ou cronogramas? Requer recursos ou itens atualmente disponíveis?

Oportuna - Uma meta deve ser definida dentro de um certo período de tempo para ser clara e objetiva. Quando você quer começar? Quando você deseja concluir cada etapa?

Dicas para alcançar seu objetivo. Anote seu objetivo de carreira e as etapas para chegar lá. Isso o ajudará a lembrar e alcançar cada etapa. Coloque sua lista onde você a veja frequentemente.
Estabeleça prazos. Dê a si mesmo uma data para concluir seus objetivos. Escreva a data em que você realmente quer concluir cada etapa.
Se recompense. Dar passos em direção a metas é um trabalho árduo. Pense em pequenas recompensas para dar a si mesmo ao concluir qualquer etapa, para ajudá-lo a permanecer motivado.
Tenha um parceiro. Encontre alguém para ajudá-lo: um professor, mentor, um amigo, colega de trabalho etc. Discuta seus objetivos e encontre-os quando concluir as etapas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendizagem significativa

Aprendizagem autônoma

Networking: Relacionamentos de qualidade para a carreira.