Aprendizagem significativa

Neste post não falarei da teoria de Ausubel nem de correntes da Psicologia que abordam este tema, ok? Se essa for a sua busca, por favor, dê meia volta. 
Só podemos alcançar uma aprendizagem significativa quando descobrimos o nosso dom. Todos nós temos um propósito, todos, sem exceção. Eu descobri meu propósito tardiamente, como relatado em minha segunda postagem, eu me formei em Técnico de Segurança do Trabalho e atingi apenas dois níveis de excelência da aprendizagem: autonomia e objetividade. Concluí o curso com ótimas notas, mas faltou o principal: significatividade, bati muito a cabeça tentando viver da profissão, até finalmente aceitar que não era o meu dom. Vindo de família humilde, não podia pagar um curso, então desenvolvi um estudo dirigido para aprender a língua inglesa, aprendi o idioma de forma autodidata, contudo não me precipitei, fiz alguns testes vocacionais que me direcionaram à área de humanas, decidi que seria professor e que faria o possível para não deixar meus alunos passarem pelo que eu passei. Distraído, desconcentrado, disperso, estudar não tinha sentido em minha vida, da pré escola ao nível médio fui um aluno regular, apenas alguns professores me fizeram produzir frutos. Professor tem que dar sentido ao conteúdo ensinado, tem que atrair os distraídos, não rotulá-los, muitos alunos são pedras preciosas brutas carecendo de lapidação, às vezes fico imaginando a quantidade de pessoas que como eu foram rotuladas, desmotivadas e pararam no meio do caminho achando que são incapazes, "burras". A duras penas aprendi a estudar sozinho e a "sugar" os professores e mentores dispostos a ensinar, assim consegui uma bolsa integral para o curso de Letras em uma faculdade particular.
Estou na área da educação há 14 anos, amo a profissão e amo aprender tudo o que é relacionado a educação, pois a torna ainda mais significativa. 
Ainda não descobriu o seu dom? Então identique as suas áreas de interesse e faça um teste vocacional. Você é um ser único, então não embarque em sonhos dos outros, projetos dos outros, pois se você nalfragar a culpa será somente sua. Lembrem-se, aprendizagem de excelência possui três níveis: autonomia (você é responsável), objetividade (tenha foco) e significatividade (te completa).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Networking: Relacionamentos de qualidade para a carreira.

Aprendizagem autônoma