Aprendizagem objetiva

Antes de digitar esse post eu fiz uma rápida pesquisa na internet sobre o tema e a maioria dos sites usava a palavra foco para descrever uma aprendizagem objetiva. Essa é realmente a melhor palavra para nos fazer entender que para dominar um determinado assunto é preciso que nos debrucemos sobre ele sem distrações. Outra coisa que eu notei é que a maioria dos sites mostram uma lista de dicas para alcançar o foco no estudo. Mas, eu acho que a aprendizagem objetiva, o foco nos estudos, a concentração nos estudos alcançam-se, primeiramente com disciplina, que logo se torna um hábito. Organização do tempo é uma expressão chave, não precisamos passar o dia todo estudando, isso é loucura, nosso cérebro não aguenta, por isso nos distraímos com facilidade, pois o cérebro quer recompensas, quer relaxar. Precisamos ter uma boa planilha estudo para organizar as horas de estudo, de duas a quatro horas por dia são o suficiente, um assunto ou matéria por dia. Aqui vai uma dica, por experiência própria, faça um curso por vez, fazer mais do que isso comprometerá a aprendizagem de um deles, eu acho melhor ser muito bom em uma coisa do que ser "meia boca" em duas ou mais.
Atenção! O plano de estudos precisa estar impresso, de preferência colado na porta do guarda roupas ou num lugar visível, até que o estudo se torne um hábito e se automatize em sua rotina. Criar um ambiente propício à aprendizagem também é essencial. Mesa e cadeira, nada de deitar, ok? Porta fechada, silêncio etc. No começo pode ser difícil, mas com o tempo criamos estratégias que vão aperfeiçoando cada vez mais o nosso foco.
Enfim, há dias que não conseguimos estudar, isso é inevitável, estamos preocupados, angustiados e não há hábito, rotina, plano de estudo ou ambiente que nos dê o tal foco. Quando isso acontece eu não me forço a estudar, procuro me distrair assistindo algo na Netflix, pedalando, brincando com minha filha, perturbando minha esposa... Lazer também é essencial entre as horas de estudos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendizagem significativa

Aprendizagem autônoma

Networking: Relacionamentos de qualidade para a carreira.